Infelizmente, o número de homens que são diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, em estágio avançado, é maior quando comparado aos dados dos Estados Unidos.
Para se ter ideia, em terras brasileiras, um caso é descoberto a cada dois minutos e um homem morre a cada 20 minutos decorrente da doença.
Pesquisas mostram que, dos pacientes com câncer de próstata, 19,9% vão a óbito no Brasil, enquanto que nos Estados Unidos, esse número cai para 12,65%. “Além disso, 10% dos pacientes do SUS chegam com a doença em estágio avançado. Já nos Estados Unidos são 4%”.
Segundo o urologista Aguinaldo Nardi, hoje, no Brasil, há um sub registro de doenças, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. “Por isso, eu acredito que os dados são ainda maiores. Posso dizer que a mortalidade por câncer de próstata aumenta tanto quanto a de doenças cardiovasculares. De 1970 a 2012 os índices aumentaram 400%”, afirma.
Porque os homens morrem por câncer de próstata no Brasil?
O urologista Aguinaldo Nardi diz que alguns fatores explicam a mortalidade elevada no Brasil. “O preconceito dos homens em ir ao médico, o baixo investimento em saúde, a dificuldade de acesso aos serviços públicos, a precariedade da rede assistencial de saúde, a ausência de programas oficiais de conscientização da população masculina e investimentos equivocados pelo Ministério da Saúde”, elenca.
O aumento da expectativa de vida dos homens também está entre os fatores, uma vez que a incidência da doença é maior acima dos 70 anos. “Ao longo dos anos, teremos um aumento de 80% de homens com mais de 70 anos”, diz Nardi.
Veja alguns dados:
Fonte: Insituto Lado a Lado pela Vida