Notícias

Você já tomou a vacina anual contra a Gripe A?

O inverno nem chegou e alguns casos de gripe A já começaram a aparecer. Em Santa Catarina já foram diagnosticados pelo menos 16 casos. Diante disso é importante estar atento para os cuidados necessários a fim de evitar pegar o vírus (H1N1).

 A vacinação é o principal meio de prevenção da gripe e de redução do impacto das epidemias, pois diminui o risco de infecção com o vírus influenza e suas complicações. A recomendação é de que se tome a vacina anualmente, para que a imunidade seja duradoura e abrangente para os tipos virais que circulam a cada ano.

De acordo com a Enfermeira da Clínica Pulsar, Osimara  Mignosso Pereira, responsável pelo setor de vacinas, crianças a partir dos seis meses de idade já podem ser vacinadas. “A partir dos seis meses até três anos, as crianças que não receberam nenhuma dose da vacina devem tomar duas doses da Trivalente”, destaca ela.

A tetravalente é indicada para crianças acima de três anos, conforme o laboratório. A tetravalente que pode ser administrada em crianças menores de três anos vai ser disponibilizada a partir de maio de 2016.

Todos devem ser vacinados, a menos que tenha alguma orientação médica contrária. Pacientes com câncer, idosos a partir dos 60 anos, cardiopatas, diabéticos, gestantes, profissionais de saúde, indivíduos com problemas pulmonares, AIDS, doenças renais crônicas e quem tiver contato com indivíduos que se enquadram no grupo de risco têm mais chances de adquirir a doença, então o cuidado deve que ser redobrado, e um desses cuidados é a vacinação.

A melhor época para se vacinar é durante o outono, até junho, para que os níveis de anticorpos estejam adequados quando o inverno chegar. A proteção contra a gripe começa a surgir 15 dias depois da vacinação e está completa após aproximadamente 45 dias. É eficaz em cerca de 89% dos casos e muito segura.

 

VACINA TRIVALENTE

Uma cepa viral semelhante ao vírus A/California/7/2009 (H1N1).

Uma cepa viral semelhante ao vírus A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2).

Uma cepa viral semelhante ao vírus B/Brisbane/60/2008.

 

VACINA QUADRIVALENTE

As três cepas contidas na vacina trivalente.

Uma cepa viral semelhante ao vírus B/Phuket/3073/2013.

05/04/2016
Responsável Técnico: Dr. Fabio Daniel Mendes | CRM: 13047